A televisão é um dos meios de comunicação em massa que influenciam a vida de crianças e adultos, porém o que preocupa é que estamos no século XXI e o tempo do adulto responsável pelas crianças mudou em detrimento do avanço tecnológico; as mães conquistaram o mercado de trabalho para ajudar no orçamento; a má formação de professores e outros fatores têm contribuído para que crianças passem muitas horas diante da televisão sem alguma interferência e orientação que cabe aos adultos fornecer.
Essas mudanças de valores, cultura, estrutura familiar, tecnologia e mercado ocorridos nas últimas décadas tiveram uma forte influência na educação das crianças. Devido ao tempo que passam fora de casa os pais passaram há dedicar menos tempo aos filhos e às atividades domésticas, que lhes permitiam acompanhar mais de perto o desenvolvimento das crianças. As crianças, por sua vez, se sentiram mais livres para decidirem sobre o que fazer do seu tempo livre, e a televisão têm se tornado um dos passatempos mais comuns e de mais fácil acesso a elas.
A compreensão da publicidade, pelas crianças, assim como a sua influência sobre elas depende muito da sua idade. A publicidade em primeiro lugar é encarada como um espetáculo televisivo. Os blocos publicitários dirigidos às crianças são mais curtos que o normal, porém possuem super ênfase e são transmitidos entre os programas infantis e até mesmo dentro deles em curtos espaços, fazendo com que a criança não se aborreça nem perca a paciência de esperar, sentindo-se, até, encantada com os anúncios.
Pelo mundo todo, tem sido debatida a necessidade do controle da publicidade para o público infantil, sob a acusação de ser uma forma de exploração. A proibição de propagandas dirigidas a crianças e adolescentes já é adaptada, porém nem sempre exercida. Em alguns países são proibidos anúncios a produtos alimentícios que ofereçam brindes na sua compra, como brindes colacionáveis, uma vez que tal desperta na criança uma necessidade de consumir o alimento pelo simples fato de querer o brinquedo. Concluindo, é necessário estabelecer leis de regulamentação da publicidade dirigida ao público infantil, tal como estimular o sentido crítico das crianças, ajudando-as a crescer como consumidores saudáveis.
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