Estamos passando por um período onde todos vivem em seu individualismo frente a desarmonias, um desvio de ética e conduta moral, estando cada dia mais suscetível, passando por situações que nem imaginamos.
Ultimamente comecei a prestar mais atenção na parte psíquica das pessoas, me questionando como essa sensação de estar sobre o centro do universo esta tão voltada na vida social, e qual o perigo disso na sociedade.
O egocentrismo é um estado que manipula certas atitudes, é uma parte muito superficial do ser humano, espírito da doença, que consegue mascarar verdades. O Ego é nada mais que a consciência da pessoa, é a soma total dos pensamentos, das idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais, e o egocentrismo acaba sendo o exagero de todos esses estados.
Acredito que boa parte das pessoas tenha esse lado egocêntrico aguçado, é interessante que muitos hoje têm seus pensamentos, sentimentos e atitudes sempre voltados para a satisfação de seus próprios interesses.
A busca do perfeito, e do prazer esta esmagando o que chamaríamos de humildade, hoje muitos não estão nem um pouco preocupados com o que se passa a sua vida a fora, com o sofrimento que outras pessoas sentem, pouco se importando com o que sua ação causara ao próximo.
Assim ficamos de frente com momentos inevitáveis ao nos relacionarmos com outras pessoas, todos tem suas diferenças e por nossas vidas passaram todos os tipos de ego, a ignorância sempre esta predominada em determinados aspectos disso, tirando o posto da gentileza, da educação e do respeito entre os outros.
Não discordo que devemos nos amar em primeiro lugar, e nos preocuparmos com nossas vidas em particular, isso é essencial, porém pensar somente na sua razão acabara que teremos um mundo de egoístas, e sempre será aquela briga de quem sabe mais, quem é maior, auto-afirmação, auto-suficiência, e naquele grande e escrúpulo prazer de sempre vencer, a qualquer preço e, para atingir seu objetivo, não apresentar o menor remorso em se utilizar de mentiras em situações que envolvam sua responsabilização por certos atos cometidos.
Falta calor e sentimento ao homem, podemos parar um pouco de brincar de ser “deus”, olhar para o lado e partir para caridade, espiritualidade e respeito com todos. O mundo infelizmente não gira somente para o redor de cada individuo, vamos começar fazer as coisas certas pelos motivos certos sem precisar prejudicar ninguém.
Mel Carvalho
0 comentários:
Postar um comentário